Thursday, December 18, 2008

Grecia entra no 13° dia de protestos contra o governo



Debaixo de muita chuva, estudantes de ensino médio, universitários, trabalhadores, anarquistas e esquerdistas fizeram nesta quinta-feira (18) mais uma grande passeata de protesto contra o governo e a polícia no centro de Atenas. Milhares de manifestantes tomaram as ruas da principal cidade grega. E novos conflitos entre jovens e policiais aconteceram. Lixeiras e carros de luxo foram queimados e virados, bancos atacados, câmeras de vigilância destruídas. Atenas se transformou mais uma vez num campo de batalhas.

Diante do Parlamento, um grupo de manifestantes tentou romper o cordão de proteção da polícia, que reagiu lançando bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes lançaram pedras, bombas de tinta, laranjas e outros objetos contra os policiais.

Após esse tumulto, muitos dos manifestaram seguiram para a universidade, localizada a poucos metros dali e que se tornou o ponto de encontro dos manifestantes. Lá mais um confronto aconteceu, com os estudantes da sacada da universidade ocupada revidando com pedras, coquetéis molotov e outros objetos o avanço da polícia antidistúrbios.

No ato os manifestantes carregavam faixas com frases como "O luto não basta, a luta continua", "Abaixo esse governo de sangue, pobreza e privatizações", "Estado assassino", entre outros lemas..

Eles tentaram queimar a nova árvore de Natal de uma praça após a antiga ter sido queimada em protesto no dia 8, mas a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

Em Tessalônica (norte da Grécia), a segunda cidade do país, centenas de pessoas participaram de manifestação nesta quinta-feira, enquanto grupos de jovens invadiram por cerca de 30 minutos as instalações de duas rádios privadas, aonde emitiram mensagens de rebeldia e solidariedade.

Na cidade de Tripoli, a Rádio Municipal foi ocupada por professores da Universidade de Peloponeso, que expressaram por alguns minutos suas demandas e tornaram visíveis os problemas que eles enfrentam nas escolas.

Também aconteceram manifestações em Patras (sul), Preveza (oeste) e noutras cidades do país.

Fonte: Agencia de Noticias Anarquistas ANA

Fotos: Indy Media- Athenas





Saturday, December 13, 2008

7° dia de protestos na Grecia





Setimo dia de protestos violentos nas ruas de Atenas e outras grandes cidades na Grecia, apos a morte de um adolescente de 15 anos, assassinado por policiais que aguardam julgamento presos por decisao da justiça grega.
Os manifestantes seguem ativos e dizem que so param com a rununcia do atual 1° ministro.
foto 1. Agencia Reuter, demais CMI Athenas

Grupos de extrema direita infiltrado, provocam pequenos disturbios acusando anarquistas


Grupos de extrema direita ajudam a policia na Grecia, infiltrando-se nas manifestaçoes e provocando saques em pequenos comercios acusando maifestantes anarquistas e anti autoritarios.
Os noticiarios estao divulgando noticias de que sao cidadaos enfrentando os manifestantes, mas segundo relatos, sao membros de grupos de extrema direita e policiais à paisana causando disturbios em locais fora do centro e que nao caracterizam "alvo" dos manifestantes.
Um centro autonomo teve a faixada pichada com frases e simbolos usados pela extrema direita grega (foto)

Monday, December 08, 2008

Terceiro dia de protestos violentos na Grecia






Pelo terceiro dia, manifestantes enfrentaram violentamente a policia nas ruas de Athenas e outras cidades gregas. Uma universidade esta ocupada por estudantes anarquistas e os protestos seguem nas ruas. Segundo agencias internacionais, até por volta de 20 horas (horario de Brasilia), havia focos de conflito em ruas de principal comercio em Athenas.
Na Alemanha e em Barcelona, aconteceram manifestaçoes em solidariedade aos ativistas gregos. Ja na Alemanha, manifestantes invadiram a embaixada grega e astearam a bandeira negra e vermelha (simbolo do anarqusimo) sobre a bandeira grega.
Com agencias internacionais
Fotos: Agencia Reuters

Sunday, December 07, 2008

Jovem anarquista, assassinado por policiais durante manifestaçao em Atenas, capital da Grecia

















Um jovem anarquista de 16 anos, Alexandros Grigoropulos,
morreu, neste sábado (6), atingido por um tiro da
polícia durante enfrentamentos entre as forças de
segurança e um grupo de ativistas no bairro de Exarhia,
ponto de freqüentes enfrentamentos entre grupos radicais
e as forças da ordem.
O incidente ocorreu na noite de sábado, quando um policial,
segundo a versão das autoridades gregas, que estava em
uma viatura atirou para o ar com o intuito de dispersar
o grupo que teria atacado a patrulha, no entanto, a bala,
atingiu o tórax do jovem, matando-o.
Por outro lado, existe controvérsia a respeito dos motivos
que originaram o disparo, até a grande mídia acabou divulgando
notas que o tiro foi a sangue frio e sem motivo. Dois policiais
foram detidos logo apos os incidentes e um inquerito
ja foi iniciado e o resultado saira nesta segunda
feira (08/12).
Conseqüentemente, a morte do jovem anarquista provocou uma
série de protestos violentos em diversas cidades do país, que
originaram grandes danos materiais em lojas, estabelecimentos e
veículos.
Manifestações estão sendo convocadas por grupos anarquistas e
autônomos para hoje e amanhã, tanto em Atenas como em outras
cidades.


Mais infos e fotos: http://athens.indymedia.org
Fonte: Agencia de Noticias Anarquistas e
Agencias Internacionai: Reuters,
BBC e Diario de Portugal
Fotos: EPA

Monday, December 01, 2008




As fotos foram realizadas entre os anos 2006 e 2007, durante as manifestaçoes contra o aumento da tarifa do transporte publico em Sao Paulo e durante a visita de George W Bush ao Brasil que fez com que o dia 8 de março de 2007





Revirando coisas velhas (nao tao velhas assim) encontrei essas fotos que nao foram publicadas em lugar algum. Entao, pra dar uma atualizada nesta pagina, seguem umas coisainhas boas ai. Pau pedra, bomba de gas, corre corre!!
Sangue ferve nessas horas!!